Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais

Navegação

Você está aqui: Página Inicial / www / Linha do Tempo - PR/SC / Técnicos apresentam fórmula que mensura danos causados pelo excesso de carga nas vias públicas

Técnicos apresentam fórmula que mensura danos causados pelo excesso de carga nas vias públicas

Um grupo de técnicos apresentou ao procurador-chefe da Procuradoria da República em Santa Catarina (PR/SC), Darlan Airton Dias, um trabalho que mensura os danos causados pelo excesso de carga nas vias públicas. O trabalho, elaborado pelo Laboratório de Transporte e Logística (Labtrans) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com a participação do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF), comprova o encurtamento da vida útil de uma rodovia em função de caminhões que transportam cargas além do permitido.

A fórmula de cálculo, que teve como base estudos rigorosos com dados oficiais, detectou que 20% no excesso de carga nos caminhões reduz à metade a vida útil de um pavimento, causando enormes prejuízos à sociedade. "Com esse cálculo poderemos quantificar o prejuízo causado pelo excesso de carga, revisando o entendimento sobre o tema, de que não é possível individualizar o dano causado por determinado caminhão", comentou o procurador-chefe.

Para explicar o funcionamento do cálculo desenvolvido pelo Labtrans da UFSC, estiveram com Darlan Dias os técnicos Gustavo Garcia Otto, da UFSC, Fernando Faustino de Souza, Juliana Dias Wutke e Flávio Eduardo Moreira, do Dnit, e Everson Feuser e Iverson Faustino, da PRF.

JPEG image Darlan peso estradas_intranet.jpg — Imagem JPEG, 192 KB
Marco
Esquerda
Conteúdo

Atualmente não existem itens nessa pasta.

Navegação