Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais

Navegação

Você está aqui: Página Inicial / www / Linha do Tempo - PR/SC / PR/SC cumpre 33% do acordo de resultados

PR/SC cumpre 33% do acordo de resultados

A Procuradoria da República em Santa Catarina cumpriu 33,33% das ações estipuladas na "Oficina Mais QVT - Multiplicando Ações nas Unidades", que ocorreu em abril do ano passado, em Florianópolis, e reuniu servidores da casa e três colegas de PRMs do Estado.

As ações estipuladas na Oficina deram origem ao "Acordo de Resultados", que foi assinado pelo procurador-chefe do MPF/SC, Darlan Airton Dias, pelo secretário-geral do MPF, Alexandre Camanho de Assis, pelo secretário estadual, Maximiliano Eller, pela secretária de gestão de pessoas, Eloá Junqueira, pelo chefe do DQVT/PGR, Ricardo Vieira da Silva, e pela coordenadora da CGP, Cynthia de Moura Orengo (confira o documento no Sistema Único pela etiqueta PR-SC-00050442/2018).

Conforme a CGP informou, das 21 ações assinadas no Acordo de Resultados, sete já foram cumpridas em 2018, entre elas, priorizar treinamentos de instrutoria interna, instituir teletrabalho na área administrativa, promover treinamento de mediação de conflitos e desenvolver ginástica laboral.

As ações foram listadas na oficina do ano passado, como seguimento da implementação da política de QVT, instituída pela portaria nº 875, de 12 de setembro de 2017. Nela, os servidores foram divididos em sete subgrupos, cada qual com o objetivo de pensar ações específicas para cada um dos eixos temáticos previstos no Programa de QVT nacional, a saber:

1) Reconhecimento Profissional e Retenção de Talentos;

2) Organização do Trabalho e Práticas de Gestão;

3) Condições de Trabalho;

4) Uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação no MPF;

5) Comunicação Organizacional no MPF;

6) Prevenção do Assédio Moral no Trabalho;

7) Promoção da Saúde.

A próxima avaliação será em abril deste ano, quando a PR/SC deverá informar quais dos 13 itens restantes foram cumpridos neste período ou que tiveram iniciadas suas execuções.

Confira abaixo quais foram as ações já realizadas do Acordo de Resultados:

1) Focar Ações de Treinamento nas Instrutorias Internas (Temática 1)

Em 2018, cerca de 79% das capacitações realizadas no MPF catarinense foram contratadas por meio de instrutorias internas, valorizando a "prata da casa" e o capital intelectual interno do órgão. Outra vantagem da instrutoria é a possibilidade de estender a contratação a todos os servidores públicos federais, como professores universitários e colegas de outras instituições, como JF, DPU, PRF, entre outras.

2) Instituir teletrabalho na área administrativa (Temática 2)

O MPF catarinense fechou o ano de 2018 com duas coordenadorias implementando o teletrabalho: a CGP e a COJUD.

3) Treinar servidores, principalmente das PRMs, no Único (Temática 4)

A COJUD promoveu diversas capacitações ao longo do segundo semestre de 2018, relacionadas ao Único, com objetivo de orientar os servidores do estado no que se refere às atualizações e aplicabilidades do sistema. Entre as ações, em agosto foi realizado amplo workshop que contou com a presença de servidores de todas as PRMs do estado para discutir o tema.

4) Treinamento "Mediação de Conflitos e Comunicação Não-Violenta" (Temática 5)

Em outubro, a abertura das programações em comemoração ao Mês do Servidor foi a oficina "Técnicas de Autocomposição e Introdução a CNV", realizada pelo servidor do MPDFT Daniel Seidel.

5) Treinamento em "Assédio Moral" (Temática 6)

A professora e pesquisadora Suzana Tolfo retornou ao MPF em 2018, depois de ter realizado palestra sobre o mesmo tema em 2017, para a oficina de "Assédio Moral", na qual foram discutidas, pensadas e propostas ações sobre o tema.

6) Desenvolver ginástica laboral contínua por meio de convênios com instituições de ensino superior para contratação de estagiários de Educação Física (Temática 7)

O programa de QVT do MPF catarinense conseguiu negociar a contratação de um estagiário de Educação Física para que a ginástica laboral pudesse continuar a ser realizada na Casa após o término do contrato.

7) Capacitar servidor da CGP para o desenvolvimento de programas de gerenciamento de estresse (Temática 7)

Em junho, a servidora Andrea Mosqueta, que possui formação em Psicologia e atua na CGP, participou de capacitação sobre o tema a fim de desenvolver um programa de gerenciamento de estresse no âmbito do MPF catarinense.

JPEG image Acordo de Resultados.jpg — Imagem JPEG, 8 KB
Marco
Esquerda
Conteúdo

Atualmente não existem itens nessa pasta.

Navegação