Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais

Navegação

Você está aqui: Página Inicial / www / Linha do Tempo - PR/SC / Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo foi marcado por exibição de documentário e debate na PR/SC

Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo foi marcado por exibição de documentário e debate na PR/SC

A Procuradoria da República em Santa Catarina, por meio da Coordenadoria de Gestão de Pessoas (CGP), marcou o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo com a exibição do documentário “Precisão”, que mostra a história de trabalhadoras e trabalhadores resgatados de condições análogas à escravidão, no nordeste do país. O evento marcou o início do calendário 2020 de treinamentos voltados para as áreas fim e meio, bem como de qualidade de vida no trabalho.

Conforme o documentário, produzido pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) e pelo MPT do Maranhão, “Precisão” é a palavra utilizada pelo povo maranhense para definir a extrema necessidade de se lutar pela sobrevivência. Vulneráveis sócio e economicamente, é por “precisão” que brasileiras e brasileiros acabam submetidos a essas condições de trabalho análogas à escravidão, inclusive muitas vezes sendo resgatados mais de uma vez nas mesmas condições degradantes de trabalho.

Logo após a exibição do documentário, o procurador da República Alisson Campos contou para os presentes como foi a atuação do MPF em Rio do Sul na apuração de um caso de trabalho análogo ao escravo, no município de Santa Terezinha, em 2018. Na época, a Polícia Militar Ambiental encontrou uma família vivendo e trabalhando num local desprovido de água, banheiro, fogão, alimentação e qualquer outro meio que lhes garantisse condições dignas de vida. Após a investigação e oitiva dos investigados, no dia 10 de janeiro deste ano, a Justiça Federal recebeu a denúncia do MPF contra os empregadores do casal.

JPEG image image (1).jpg — Imagem JPEG, 171 KB
Marco
Direita
Conteúdo

Atualmente não existem itens nessa pasta.

Navegação