Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais

Navegação

Você está aqui: Página Inicial / www / Linha do Tempo - PR/GO / Quando nasceu a Procuradoria da República em Goiás?

Quando nasceu a Procuradoria da República em Goiás?

Convite para instalação da Justiça Federal/GO.[break][break]Pertence ao acervo do Museu das Bandeiras, Cidade de Goiás.[break]Foto: Ascom/MPF/GO, 2007.A Procuradoria da República em Goiás, inicialmente chamada Procuradoria Seccional no Estado de Goiás, foi criada junto com a Justiça Federal pelo Decreto nº 848, de 18901. Além de estruturar o Poder Judiciário Federal, o Decreto dispõe, em seu artigo 23, que “Em cada secção de justiça federal haverá um procurador da República nomeado pelo Presidente da República, por quatro anos”2. Em documento dirigido ao inspetor da Thesouraria da Fazenda, de 1891, o Juiz Interino do Estado convida para a sessão solene de instalação da Justiça Federal em Goiás.

Ressalte-se que a função do Ministério Público já existia há séculos nas figuras do promotor de Justiça3 e do procurador dos Feitos da Coroa, da Fazenda e do Fisco4. A Carta Imperial atribuía ao procurador da Coroa e Soberania Nacional a acusação no juízo de crimes5. Por sua vez, o Código de Processo Criminal do Império, de 1832, continha uma seção reservada aos promotores, com os primeiros requisitos para sua nomeação, entre os quais a qualidade de "bacharel idôneo"6.

__________________________________
1 BRASIL. Decreto n. 848, de 11 de outubro de 1890. Organiza a Justiça Federal. Diario Official da Republica dos Estados Unidos do Brazil, Actos do Poder Executivo, Rio de Janeiro, RJ, ano 29, n. 279, p. 4636-4649, 16 out. 1890. Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/. Acesso em: 26 jul. 2022.
2 O Decreto nº 848/1890 apresenta a denominação do cargo de procurador da República. Dois anos mais tarde, o Decreto nº 1166, de 17 de dezembro 1892 extinguiu o cargo de procurador fiscal, transferindo suas funções para os procuradores seccionaes (sic).
3 Tais funções ainda hoje seguem sendo desempenhadas pelo Ministério Público nos estados.
4 Suas funções hoje são divididas entre o procurador-geral da República e procurador-geral da Fazenda Nacional.
5 Ressalvadas as hipóteses de iniciativa acusatória da Câmara dos Deputados.
6 Inovação trazida pela reforma de 1841 e respectivos regulamentos.

 

 

 

 

JPEG image decreto-848-1890.jpg — Imagem JPEG, 59 KB
Marco
Esquerda
Conteúdo

Atualmente não existem itens nessa pasta.

Navegação