Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais

Navegação

Você está aqui: Página Inicial / www / Linha do Tempo - PR/CE / Repatriação de fósseis para o Brasil

Repatriação de fósseis para o Brasil

Como fruto da atuação do Ministério Público Federal (MPF), a Justiça francesa determinou a repatriação de 46 fósseis de dinossauros e de outros animais que habitaram o território brasileiro há mais de 100 milhões de anos e que foram levados de forma ilegal para o país europeu. Entre os fósseis, um esqueleto quase completo de dinossauro encontrado no sertão brasileiro.

O pedido de devolução dos espécimes resultou de investigação realizada pelo MPF em Juazeiro do Norte (CE), após denúncia de que fósseis brasileiros estavam sendo anunciados em página de comércio na internet. Eles foram avaliados em quase 600 mil euros (R$ 2,5 milhões, aproximadamente) – dada a raridade, o interesse científico e a qualidade de preservação.

O esqueleto completo de pterossauro da espécie Anhanguera com quase quatro metros de envergadura deu início à investigação conduzida pelo procurador da República em Juazeiro do Norte (CE) Rafael Ribeiro Rayol. Retirado ilegalmente do país entre as décadas de 1980 e 1990, o fóssil estava sendo leiloado no site americano eBay por cerca de 250 mil dólares (quase R$ 1 milhão). De acordo com o anúncio, ele estaria localizado em Charleville Mèzières, na França.

A confirmação dos exemplares da espécie Anhanguera, até então catalogada apenas na região da Chapada do Araripe, no Brasil, foi possível graças à análise de professores da Fundação Urca e da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), mediante requisição feita pelo MPF. Após análise da descrição e de fotografias, foi confirmada a origem dos exemplares de pterossauro com base no aspecto tridimensional que os ossos fossilizados apresentam. De acordo com a análise, as rochas da unidade estratigráfica Santana, de onde os pterossauros foram retirados, se formaram há aproximadamente 110 milhões de anos, o que ajudará a estimar a idade real dos fósseis.

A região da Chapada do Araripe, localizada na divisa dos estados do Ceará, Piauí e Pernambuco, reúne importante registro geológico do período Cretáceo, é reconhecida pela Unesco como o primeiro geoparque das Américas.


Fontes consultadas:

____. Atuação do MPF possibilita a repatriação de 46 fósseis brasileiros enviados ilegalmente para a França. Disponível em: http://www.mpf.mp.br/pgr/noticias-pgr/atuacao-do-mpf-possibilita-a-repatriacao-de-46-fosseis-brasileiros-enviados-ilegalmente-para-a-franca http://www.mpf.mp.br/ce/sala-de-imprensa/noticias-ce/mpf-ce-obtem-condenacao-de-homem-que-atirou-contra-auditor-da-receita-federal. Acesso em: 13 jun. 2019.

JPEG image WhatsApp Image 2019-05-13 at 11.33.04(6).jpeg — Imagem JPEG, 94 KB
Foto de fóssil no museu de paleontologia de Santana do Cariri, no Ceará. Imagem mostra caixa de vidro com fóssil e acima da caixa uma réplica do que seria o dinossauro voador.
Marco
Direita
Conteúdo

Atualmente não existem itens nessa pasta.