Como resultado de uma construção coletiva, com a participação de servidores e membros de todas as unidades do país, é lançado, em 2011, o 1º Planejamento Estratégico Institucional (PEI 2011-2020), que estabelece a missão e os valores do Ministério Público Federal, bem como sua visão de futuro e os objetivos estratégicos da Instituição. Com base na metodologia do Balanced Scorecard (BSC), o Planejamento Estratégico está inserido em três perspectivas: Aprendizado e crescimento, Processos internos e Sociedade.

São definidos: como missão do Ministério Público Federal, a realização de justiça, a bem da sociedade e em defesa do Estado Democrático de Direito; como visão, ser reconhecido, até 2020, nacional e internacionalmente, pela excelência na promoção da justiça, da cidadania e no combate ao crime e à corrupção; e seus valores são a autonomia institucional, o compromisso, a transparência, a ética, a independência funcional, a unidade, a iniciativa e a efetividade.

O Planejamento prevê também os indicadores que irão mensurar o desempenho organizacional.


Fontes consultadas:

BRASIL. Ministério Público Federal. Uma construção coletiva: planejamento estratégico (2011-2020). Brasília, 2011. Disponível em: http://www.mpf.mp.br/conheca-o-mpf/gestao-estrategica-e-modernizacao-do-mpf/sobre/publicacoes/pdf/livroplanejamentoestrategicodiadaestrategica.pdf. Acesso em: 13 nov. 2018.