Previsto no plano urbanístico do arquiteto Lúcio Costa desde a construção de Brasília, o prédio da sede da Procuradoria-Geral da República (PGR), projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, é inaugurado em 15 de agosto de 2002. Seguindo a linha modernista de seu idealizador, a sede da PGR é formada por 6 blocos interligados por passarelas e pelo subsolo.

O complexo se destaca pela forma arredondada dos prédios, o que demandou soluções de alta complexidade na área estrutural e nas instalações prediais. O Bloco A, onde se localizam os gabinetes do procurador-geral da República e dos subprocuradores-gerais da República, é erguido sem pilares de sustentação aparentes, de modo a dar a sensação de que está flutuando. A sustentação é feita a partir de uma estrutura de concreto em forma de estrela no topo do prédio, de onde saem tirantes que sustentam os pisos, e todo o peso da estrutura é transferido à coluna central do edifício, que o descarrega ao solo. Os prédios são revestidos por vidro reflexivo que espelha o céu.

Localizada na Avenida L4 Sul, em Brasília, a sede ocupa uma área de 71.873,73 m2 de extensão.

 

Fontes consultadas:

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL. Sobre o prédio. Disponível em: http://www.mpf.mp.br/pgr/edificio-sede/sobre-o-predio. Acesso em: 9 nov. 2018.