Entre os anos de 1979 a 1981, na cidade de Floresta, em Pernambuco, militares, servidores públicos, empresários, entre outros, se passam por produtores rurais e conseguem empréstimos no Banco do Brasil para plantação de mandioca. Em seguida, alegam que a seca tem destruído a plantação e recebem ainda o seguro agrícola. Esse esquema desvia o equivalente, nos dias atuais, a R$ 30 milhões de reais.

O procurador da República Pedro Jorge de Melo e Silva denuncia o esquema conhecido como “Escândalo da Mandioca”. Após a denúncia, o procurador começa a receber ameaças e, mesmo sendo afastado do caso, por decisão do então procurador-geral da República Inocêncio Mártires Coelho, é assassinado, aos 35 anos, em 3 de março de 1982.

Os acusados pelo assassinato do procurador – Elias Nunes, Euclides de Souza, José Lopes, Heronides Cavalcanti, Jorge Ferraz, Irineu Gregório Ferraz – são julgados e condenados.

O mandante do crime, um dos envolvidos no Escândalo da Mandioca – major José Ferreira – fica foragido por 12 anos. O procurador-geral da República Geraldo Brindeiro, quando assume o cargo, em junho de 1995, reabre o caso e com ajuda da Polícia Federal captura o mandante. Todos os envolvidos no assassinato cumprem as penas impostas pela lei.

Pedro Jorge torna-se um símbolo institucional e recebe várias homenagens póstumas, inclusive com a instituição da Fundação Pedro Jorge, em 6 de maio de 1985.

Mais que um símbolo, sua morte, em razão de sua atuação funcional, fortalece a categoria e a Instituição, pois reforça as teses de um MPF autônomo e da necessidade de garantias para seus membros

 


Fontes consultados:

DIRETO DA HISTÓRIA. Boletim da história do Ministério Público Federal. Brasília: Ministério Público Federal. Publicação Eletrônica Trimestral, ano III, n. 9. 30 nov. 2010. Disponível em: http://cobip.pgr.mpf.mp.br/boletins-eletronicos/direto-da-historia/BDH09. Acesso em: 5 nov. 2018.

BRASIL.Ministério Público Federal. Procuradoria Regional da República, 5. Região. Memória e ação – Pedro Jorge. Disponível em: http://www.prr5.mpf.mp.br/prr5/index.php?opcao=4.4.5. Acesso em: 5 nov. 2018.

______. Documentário Pedro Jorge: uma vida pela Justiça. Disponível em: http://www.docpedrojorge.mpf.mp.br/. Acesso em: 13 ago. 2018.