Desde a sua criação, o Ministério Público Federal enfrenta dificuldades com a falta de instalações físicas adequadas. Sediado, a princípio, no Rio de Janeiro, funciona de forma precária, em áreas cedidas pelo Supremo Tribunal Federal (STF). A Subprocuradoria-Geral da República atuava em prédio distinto, no imóvel antes sede do Tribunal Federal de Recursos.

Com a transferência da administração central para a nova capital, em 1962, a situação não se modifica. A Procuradoria-Geral da República instala-se em algumas salas do Supremo Tribunal Federal (STF). Em outubro do mesmo ano, ocorre sua mudança para o segundo e terceiro andares do edifício do Departamento de Administração do Serviço Público (Dasp), na Esplanada dos Ministérios. A Subprocuradoria-Geral abriga-se no quarto andar do prédio do Ministério da Indústria e Comércio. A Procuradoria da República no Distrito Federal, por sua vez, funciona no segundo andar do Ministério da Saúde, também na Esplanada dos Ministérios.

O Ministério Público Federal funciona nessa configuração até abril de 1982, quando é transferido para edifício próprio, na quadra 604 Sul, na avenida L2 Sul.

 

Fontes consultadas:

DIRETO DA HISTÓRIA: Boletim da história do Ministério Público Federal. Brasília: Ministério Público Federal. Publicação Eletrônica Trimestral, ano IV, n. 10. 18 jan. 2011. Disponível em: http://cobip.pgr.mpf.mp.br/boletins-eletronicos/direto-da-historia/BDH10. Acesso em: 5 nov. 2018.