O Ministério Público Eleitoral em Pernambuco promoveu, no dia 23 de julho de 2020, o seminário “O papel do MP Eleitoral nas eleições de 2020”. O evento, direcionado aos profissionais da imprensa, teve o objetivo de auxiliar os profissionais atuantes na cobertura das eleições daquele ano. Ao total, foram 1h30 de reunião virtual, realizada pela plataforma Google Meet que reuniu cerca de 60 comunicadores da imprensa.

No início de julho de 2020, o Congresso Nacional oficializou o adiamento das eleições municipais devido à pandemia da Covid-19. O primeiro e o segundo turno, que antes estavam previstos para os dias 4 e 25 de outubro, tiveram as datas alteradas para 15 e 29 de novembro. Foi ressaltado, na época, que todos estivessem preparados para a realização das eleições em meio a uma pandemia.

Para evitar o contágio pela doença, o MP Eleitoral optou pela plataforma virtual para realizar o seminário. No encontro, o procurador regional eleitoral de Pernambuco à época, Wellington Cabral Saraiva, do Ministério Público Federal, e o procurador-geral de Justiça à época, Francisco Dirceu Barros, do Ministério Público de Pernambuco, conduziram as apresentações pertinentes ao tema geral. Wellington Saraiva falou sobre “Atuação do Ministério Público Eleitoral” e Francisco Dirceu tratou da “Estrutura do Ministério Público Eleitoral e da Justiça Eleitoral”. No final das palestras, os jornalistas tiveram espaço para esclarecer dúvidas com os procuradores.