O Ministério Público Federal na 5ª Região e a Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) promoveram o evento “Vida por Justiça: 40 anos sem Pedro Jorge” em homenagem à memória do procurador da República Pedro Jorge de Melo e Silva, que foi assassinado em 3 de março de 1982, após denunciar um dos maiores esquemas de desvio de recursos públicos em Pernambuco.


Em 21 de março, na noite de abertura do evento, o documentário “Pedro Jorge: uma vida pela justiça” foi reexibido no Cineteatro do Parque, no Recife, em sessão comemorativa gratuita e aberta ao público.
Estavam presentes Rafael Ribeiro Nogueira Filho, procurador-chefe da Procuradoria Regional da República na 5 Região (PRR5); Alfredo Carlos Gonzaga Falcão Júnior, procurador-chefe da Procuradoria da República em Pernambuco (PRPE); padre Delmar Cardoso, pró-reitor Comunitário e de Extensão da Unicap; e Dom Antônio Fernando Saburido, arcebispo de Olinda e Recife, além de outras autoridades.


As homenagens também contemplaram três dias de seminários virtuais, abertos ao público, transmitidos pelo canal do YouTube da Unicap. Os encontros permitiram debates e reflexões sobre direitos humanos, combate à corrupção na atualidade e o legado deixado por Pedro Jorge para o Ministério Público e a sociedade.

 

Foto: Unicap/Ascom