A necessidade de reestruturação da unidade, redesenhar processos de trabalho, tirar maior proveito de inovações tecnológicas, reorientar a cultura e mobilizar o potencial dos recursos humanos são aspectos que sempre estiveram presentes nas gestões da PRR4. A adesão, em 2006, ao Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (GesPública), que culminou na primeira autoavaliação da instituição, foi um grande passo nesse sentido.

Em 2007, a então procuradora-chefe Maria Hilda Marsiaj Pinto implementou o Projeto Gestão pela Qualidade, o que foi catalisador do processo de elaboração do primeiro planejamento estratégico da PRR4. A precursora iniciativa surgiu dois anos antes de o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) sugerir a todas as unidades do MP que adotassem projetos de modernização ou da Procuradoria Geral da República (PGR) instituir o Projeto de Modernização da Gestão Administrativa do MPF, em 24 de agosto de 2010 – que implementaria o Planejamento Estratégico Institucional 2011-2020.

p1_2007_planeja_helio_san_mem.jpgp1_2007_planeja_jc.jpg

Naquele 2007, membros e servidores da PRR4 (fotos acima) definiram metas e objetivos, entre estes reduzir o passivo de processos; buscar excelência na gestão pública; implementar o projeto de reestruturação; implantar a gestão por competências; aperfeiçoar o planejamento e o processo de aquisição de bens e serviços; etc (muitos destes estariam presentes no planejamento estratégico do MPF anos depois).

Esse primeiro planejamento estratégico seria revisado em 2010, já sob a gestão do procurador João Carlos de Carvalho, devido ao surgimento de outras questões incidentais, como o processo eletrônico, a reestruturação da divisão de trabalho da unidade e o início do planejamento estratégico nacional. Enquanto o MPF como um todo desenvolvia seu planejamento, a PRR4, alinhada com as diretrizes nacionais, também revisava o seu (montagens abaixo).

pe_1.jpg

pe_2.jpg