Com o objetivo de unificar o controle de documentos, processos e procedimentos para promover a integração nacional do Ministério Público Federal, a Secretaria de Tecnologia de Informação e Comunicação desenvolveu o chamado Sistema Único. A implantação era um desafio, já que praticamente cada unidade tinha os seus softwares para controle do trâmite processual e gestão administrativa.

Na PRR4, a implantação foi dividida em duas: em fevereiro de 2011, com o auxílio de uma equipe designada pela Secretaria Geral do MPF, começou a operar o módulo administrativo da ferramenta na Regional. Para isso, foram migrados 90.780 documentos (e 292.640 movimentações relacionadas a eles) e 4.063 autos administrativos (e suas respectivas 24.284 movimentações e 28.331 ocorrências).

Já o módulo judicial passaria a funcionar em junho de 2013. O processo de implantação levou duas semanas, porém, a preparação começou ainda no início do ano, quando uma comissão foi instituída para se reunir semanalmente e tratar da implantação. Foram treinados 109 servidores de gabinetes, além de setores administrativos (fotos abaixo). Na Coordenadoria de Informática, o desafio foi migrar os dados do antigo sistema de controle processual para o Único: ao todo, cerca de 380 mil dados foram transferidos de uma ferramenta para a outra.

unico-treinamento.JPGunico-treinamento1.JPG