Mais de 150 pessoas participaram do encontro suprapartidário promovido pela Procuradoria Regional Eleitoral de São Paulo em prol das candidaturas femininas, no dia 26 de junho de 2018. O evento contou com a presença de representantes de 17 partidos políticos, pré-candidatas às eleições 2018, vereadoras, lideranças feministas, pesquisadoras, membros do Ministério Público e advogadas, que discorreram sobre as dificuldades que as brasileiras ainda enfrentam para obter igualdade de gênero na política.

Uma das principais questões levantadas pelas participantes foi em relação ao financiamento das campanhas das candidatas. Neste sentido, durante a campanha eleitoral de 2018, a PRE-SP realizou um monitoramento sobre a destinação de recursos por parte dos políticos do estado para as candidaturas femininas proporcionais. O trabalho foi conduzido pela promotora de Justiça Vera Lúcia Taberti, que foi designada, em portaria conjunta da Procuradoria-Geral da República e da Procuradoria-Geral de Justiça de São Paulo, para atuar com o tema das candidaturas femininas nas eleições de 2018.

Com base na plataforma do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a PRE-SP monitorou a destinação de quatro itens: fundo partidário, fundo eleitoral, doações particulares e doações entre candidatos. O objetivo foi coletar dados não apenas sobre quanto de recursos públicos (fundos partidário e eleitoral) foi usado para promover candidaturas femininas, mas também qual o nível de concentração dessas verbas, na hora de sua distribuição.

A finalidade do trabalho foi verificar se candidaturas femininas foram realmente viabilizadas e se contaram com recursos necessários.

encontro suprapartidário 2018.jpg
encontro suprapartidário 2018.jpg