Cerca de um em cada quatro brasileiros têm alguma deficiência (são +/- 45 milhões, segundo o IBGE). Como muitas dessas pessoas desconhecem seus direitos – tal qual pessoas sem deficiência, aliás –, uma equipe com membros e servidores da PRR2, do MP Estadual (MP/RJ) e MPT lançaram em janeiro de 2021 a campanha #InclusãoJá para conscientizar cidadãos com e sem deficiência sobre a Lei Brasileira de Inclusão (LBI, 13.146/2015) e os direitos que ela garante para todos/as.

A campanha foi desenvolvida durante meses e seu objetivo foi conscientizar diferentes públicos por meio das redes sociais a partir de depoimentos de cidadãos comentando desafios vividos por pessoas com deficiência e suas famílias. A LBI, conhecida como Estatuto da Pessoa com Deficiência, visa a promover a igualdade de condições e o exercício de direitos e liberdades de todos. O ponto de partida da campanha foi o interesse em veicular em maior escala a LBI e a atuação dos MPs para efetivar esse marco legal.

Os temas incluem questões afins à inclusão como diversidade, reabilitação, dignidade e leitura. Ao todo, 17 vídeos da campanha foram publicados de janeiro a maio nos canais do MPF e MP/RJ no YouTube. Conteúdos da campanha também foram publicados pelo MPF e MP/RJ no Twitter, onde eles tiveram mais de 544 mil impressões, e publicados pelo MPF, MP/RJ e MPT no Facebook, cujas métricas incluíram mais de 285 mil pessoas alcançadas.

Confira vídeos da campanha no canal do MPF no YouTube (aqui).