A PRR2 ocupou seis dos 21 andares do edifício da Rua Uruguaiana 174, no Centro do Rio de Janeiro, para serem sua primeira sede (outros andares seriam ocupados depois, perfazendo o total de 11 (onze) pavimentos até fevereiro/2019, quando os andares foram entregues à SPU/RJ). A inauguração da sede, em 13 de setembro de 1993, teve cerimônia presidida pelo procurador-geral da República, Aristides Junqueira (1989/1995), e contou com dois ministros do Supremo Tribunal Federal – Evandro Lins e Silva e Francisco Rezek –, o procurador-geral de Portugal, José Narciso da Cunha Rodrigues, magistrados da cúpula do TRF2 e do TRT-RJ e altos representantes do Estado do Rio de Janeiro, OAB-RJ, CSMPF e ANPR. A área de 3.500m² abrangia 15 gabinetes, Procuradoria Regional Eleitoral, setores administrativos, biblioteca e uma Representação do STF no Estado do Rio.

Os andares da PRR2 tinham sido recém-desocupados pelo Banco Central, que transferiu a sede no RJ para um edifício na Avenida Presidente Vargas. Durante poucas semanas, a PRR2 chegou a reservar a antiga sede da Embrafilme na Rua Mayrink Veiga, que passou a abrigar a Biblioteca da Marinha. As obras nos seis andares e a compra de móveis – tarefa que exigiu jornadas de até 12 horas – se deram entre março e julho de 1993. As instalações foram agilizadas de tal forma que a sede ficou pronta antes da cessão definitiva do imóvel e a PRR2 foi a segunda Regional inaugurada, após a PRR1, em Brasília.

Gabinete de procurador regional em 1993
Gabinete de procurador regional em 1993

Gabinete de procurador regional em 1993

 

A primeira geração de membros lotados na PRR2 em setembro de 1993 foi formada pelos procuradores Alcir Molina da Costa, Juarez Estevam Xavier Tavares (procurador-chefe em 1992/94), Lindora Maria Araújo, Luís Cláudio Leivas, Magnus Augustus Albuquerque, Mário Pimentel, Paulo Cesar Morais Espírito Santo, Paulo de Bessa Antunes, Ricardo Santos Portugal, Sandra Cureau e Thaís Graeff. A equipe de gabinetes e áreas-meio, por sua vez, contava com servidores de seus gabinetes na PR/RJ e de outras instituições, entre cedidos e aprovados em testes de seleção.

Antes de os pioneiros da PRR2 trabalharem na sede da Rua Uruguaiana, eles ocuparam salas da PR/RJ em endereços na Rua do Riachuelo nº 114 e Rua México 158. Quando a PR/RJ ocupou a sede na Av. Nilo Peçanha 31, a PRR2 assumiu os 8 (oito) andares do edifício da Rua México, que se tornou uma espécie de anexo para a unidade, com gabinetes e salas do Transporte e Informática.


Fonte: revista PRR2 20 Anos