Desde segunda-feira,dia 22 de Novembro de 2010 muitos dos técnicos de transporte do MPF/SC estavam na capital, participando de um curso de defesa pessoal e violência urbana.

O treinamento, que não teve custo para a PR/SC, foi realizado na Superintendência da Polícia Federal e ministrado por policiais federais especializados em artes marciais. Vinícius Tadeu Correa, Luiz Carlos Mayora Aita e Bernardo Rangel Girotto são instrutores de defesa pessoal da Academia Nacional de Polícia, com especialidade em Kung Fu, Karatê e Jiu Jitsu, respectivamente.

O objetivo principal do curso foi possibilitar que os colegas adquirissem conhecimentos e habilidades necessários para realizar técnicas de defesa pessoal, no que se refere ao domínio e à submissão de pessoas, uso de algema e defesas para sobrevivência policial.

Conforme a programação, os alunos aprenderam noções de artes marciais, direcionadas à defesa de autoridades (defesa de terceiros) e as técnicas de artes marciais, direcionadas à sobrevivência policial em situações de ataques diversos. O curso buscou também conscientizar os alunos sobre o uso legal da força, por meio do uso de técnicas de domínio e submissão adequadas.

Todas essas técnicas que os servidores do MPF  aprenderam são as mesmas utilizadas nos cursos de formação profissional e nos cursos especial e superior de polícia de Brasília.