Um grupo de técnicos apresentou ao procurador-chefe da Procuradoria da República em Santa Catarina (PR/SC), Darlan Airton Dias, um trabalho que mensura os danos causados pelo excesso de carga nas vias públicas. O trabalho, elaborado pelo Laboratório de Transporte e Logística (Labtrans) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com a participação do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF), comprova o encurtamento da vida útil de uma rodovia em função de caminhões que transportam cargas além do permitido.

A fórmula de cálculo, que teve como base estudos rigorosos com dados oficiais, detectou que 20% no excesso de carga nos caminhões reduz à metade a vida útil de um pavimento, causando enormes prejuízos à sociedade. "Com esse cálculo poderemos quantificar o prejuízo causado pelo excesso de carga, revisando o entendimento sobre o tema, de que não é possível individualizar o dano causado por determinado caminhão", comentou o procurador-chefe.

Para explicar o funcionamento do cálculo desenvolvido pelo Labtrans da UFSC, estiveram com Darlan Dias os técnicos Gustavo Garcia Otto, da UFSC, Fernando Faustino de Souza, Juliana Dias Wutke e Flávio Eduardo Moreira, do Dnit, e Everson Feuser e Iverson Faustino, da PRF.