A Secretaria de Segurança Institucional (SSIN) do MPF está promovendo, na Academia Nacional da Polícia Rodoviária Federal, em Florianópolis (SC), o curso “Técnicas de Segurança Institucional”. Durante 24 dias, duas turmas de 36 técnicos de segurança do MPF receberão treinamento sobre armamento, munição e tiro, segurança de autoridades, uso diferencial da força e direção evasiva, entre outros assuntos, ministrado por instrutores da PRF.

Na manhã de hoje, 20, ocorreu a abertura do curso, com a participação do procurador-chefe da PR/SC, Darlan Airton Dias, do secretário-adjunto da SSIN, José Benedito Ramos Andrade, do superintendente da PRF em Santa Catarina, Carlos Magno da Cruz Júnior, do diretor da Academia Nacional da Polícia Rodoviária Federal, Ricardo de Oliveira Betat, do coordenador-geral de recursos humanos da PRF, Jesus Castro Caamaño, e do coordenador-geral de gestão de pessoas do Ministério da Justiça, José de Albuquerque Nogueira Filho.

Para o secretário da SSIN, “é uma honra para o MPF ter essa parceria com a PRF, uma instituição de respeito com história de capacitação consolidada”. Segundo José Benedito, 175 técnicos de segurança de todo o país foram selecionados de um total de 400 inscritos, para participar desse treinamento. “Desejo aos colegas que aproveitem e internalizem o conhecimento que vão adquirir com os instrutores da PRF, pois essa capacitação é de grande importância para a atuação do MPF”, concluiu o secretário.

O procurador-chefe da PR/SC destacou a importância de se investir na essência das instituições, que são as pessoas. Ele também lembrou que, num momento de intenso combate à corrupção e de recentes ameaças a autoridades da segurança pública e do judiciário em Santa Catarina, nunca foi tão relevante o trabalho dos servidores dedicados à segurança institucional.

Além disso, Darlan Dias agradeceu à procuradora-geral da República, Raquel Dodge, por demonstrar sensibilidade ao tema da segurança, disponibilizando os recursos necessários à realização do treinamento. Ele agradeceu também à ex-secretária-geral do MPF, Zani Cajueiro, ao atual secretário-geral, Alexandre Camanho de Assis, e à equipe da SSIN pela agilidade e competência na viabilização do curso. Por fim, disse aos servidores que participam do treinamento: “vocês foram selecionados num processo muito concorrido e comporão a elite da nossa equipe de segurança”.