"Desde 2003, a Procuradoria da República em Chapecó conta com um programa de coleta seletiva de lixo, separando o lixo orgânico do reciclável. A informação nos foi repassada pelos colegas da unidade Fátima e Ivan.

O material reciclavél é enviado ao Projeto Verde Vida, uma organização não governamental (ONG), certificada e reconhecida como de utilidade pública municipal, estadual e federal. Os trabalhos são desenvolvidos nas áreas de assistência social, educação e meio ambiente.

O Verde Vida - Programa Oficina Educativa mantém sua sustentabilidade com a coleta de materiais recicláveis e, assim, consegue gerar empregos e proporcionar atendimento socioeducativo para adolescentes carentes, na faixa etária de 13 a 17 anos e que estejam frequentando a escola.

Comprometido ainda com a guarda do sigilo das informações, os documentos são enviados para a reciclagem após serem triturados em equipamento apropriado.

Além de se comprometerem com o destino adequado do lixo, recentemente os servidores da PRM em Chapecó iniciaram um projeto de minhocultura para dar destino correto aos resíduos orgânicos produzidos na PRM.

Por minhocultura, ou vermicompostagem, entende-se a criação de minhocas, alimentadas com restos de comida que antes eram jogados no lixo comum. Cascas de frutas, legumes, erva de chimarrão e borra de café são exemplos do que pode ser dado às minhocas.

Com duas semanas de projeto, a primeira caixa está quase cheia, o que significa que em torno de 20 quilos de resíduos deixaram de ser jogados nos lixões, onde contribuiriam para a poluição do meio ambiente, seja através da emissão de gases tóxicos, contaminação dos lençóis freáticos ou proliferação de insetos e ratos.

Dentro das caixas, o que antes era lixo vira húmus, um excelente adubo. Além disso, se o material for corretamente manejado, não há produção de mal cheiro. Após todo o resíduo ter sido decomposto, o húmus será destinado à adubação do jardim e horta que compõem o paisagismo da sede, e as minhocas voltam para a caixa para o início de um novo ciclo."

Os servidores Ivan Merísio e Arno Reis foram os idealizadores do projeto, que agora conta com a ajuda de todos os servidores da procuradoria (em especial da copeira Clenir), que fazem sua parte, separando os resíduos e destinando-os ao local apropriado.