No dia 26 de março de 2019 aconteceu o seminário Migração, Refúgio & Protagonismo Feminino, realizado pelo Ministério Público Federal (MPF) em Santa Catarina, por meio do programa Bem Viver e Comissão de Equidade de Gênero e Raça (Ceger), em parceria com a organização Círculos de Hospitalidade e com o apoio do Consulado Geral do Canadá em São Paulo.

A iniciativa não poderia ser mais oportuna: encerrando os eventos alusivos ao Dia Internacional da Mulher, o difícil e atualíssimo tema das migrações voluntárias e forçadas foi analisado e apresentado sob a ótica feminina. Assim, a discussão marcada pela preocupação com os direitos humanos e com o novíssimo direito à solidariedade foi inspirada pelo olhar da sororidade, a mútua ajuda e a compreensão entre as mulheres.

Em torno de 180 pessoas, entre migrantes, autoridades, acadêmicos e sociedade civil participaram das atividades do seminário, pioneiro na temática abordada. Os objetivos foram cumpridos, com a discussão de algumas questões relacionadas a migração forçada e gênero, celebrar a presença e a contribuição de mulheres refugiadas e imigrantes em nossa sociedade e ampliar o debate sobre a temática buscando fomentar políticas públicas mais inclusivas. Foi aprovada, por aclamação dos participantes, que seja redigida uma Carta do Seminário, enfocando questões relacionadas à naturalização e a exigência do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras).