Curso inédito no país incluiu técnicas de direção defensiva e tiro

25 membros do Ministério Público Federal participaram de curso de autoproteção ministrado na Universidade Corporativa da Polícia Rodoviária Federal, em Florianópolis (SC), nos dias oito e nove de setembro. Participaram procuradores da República de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná, além da secretária-geral (SG) do MPF, Eliana Torelly, e o SG adjunto, Paulo Roberto Sampaio Anchieta Santiago.

 

O curso foi organizado pelo Ministério Público Federal em Santa Catarina e incluiu dinâmicas e técnicas nas áreas de tiro e condução veicular.
Luciana Peppe Afonso, procuradora da República em Blumenau, uma das alunas, afirmou que "pela própria função, temos a tendência a desagradar as pessoas que estão sendo investigadas, isso nos expõe a um potencial risco à nossa integridade física. Este curso trouxe dicas valiosas".

Eliana Torelly, secretária-geral do MPF, elogiou a iniciativa:  "é muito importante porque ela nos desperta para algo que, normalmente, pensamos que não é tão necessári0, que é o autocuidado e a autoproteção. A segurança começa com atitudes individuais, principalmente estar alerta ao que se passa ao redor, não se colocar em situações de risco. É óbvio que, em situações extremas, precisamos de apoio externo, mas é bom que estejamos alertas para isso. Nós tivemos instrução de tiro e, mesmo quem não tem interesse em portar arma, precisa saber como funciona uma arma, qual a dinâmica de um tiro. Neste sentido, o curso é muito válido e trouxe lições preciosas, sobretudo quanto à nossa responsabilidade acerca de nossa própria segurança".

Ricardo de Paula, um dos instrutores da UniPRF, esclareceu que ”o principal mote deste curso é oferecer a servidores de carreiras estratégicas um treinamento em técnicas de autoproteção, que irão ajudá-los a sobreviver em situações de risco. A primeira edição do curso foi em 2017 para servidores do MPF e, desde então, foram mais sete turmas, consolidando este curso entre as carreiras estratégicas do serviço público federal. É um tipo de conhecimento que todas as pessoas deveriam ter acesso, noções de segurança de trânsito, frenagem de emergência, tempo de reação e manobras evasivas. Os servidores que passam por este treinamento estão, com certeza, entre os melhores motoristas do Brasil".