Apesar da conjuntura de carência de servidores, a administração da PR/SC conseguiu aumentar o quadro da Assessoria de Pesquisa e Análise Descentralizada (Asspad) de três para sete servidores, entre eles uma servidora com formação em Contabilidade e dois servidores da área de Tecnologia da Informação. Esse investimento no fortalecimento da Asspad, de acordo com o procurador chefe Darlan Airton Dias, “está em linha com uma das diretrizes que tem norteado esta administração da PR/SC, que é a priorização da atividade fim”.

Para que esse processo se completasse era necessário trocar o coordenador da Assessoria, já que, conforme Darlan, o crescimento da equipe e o projeto que temos para a Asspad exigiam um profissional com mais experiência em investigação e em gestão de equipes. “Encontramos no analista processual Felipe Rhenius Nitzke este perfil”, explica o procurador chefe.

Felipe foi assessor chefe da assessoria em matéria criminal da Procuradoria Geral da República, com experiência em grandes investigações, como mensalão mineiro, Ararath e começo da Operação Lava Jato em Brasília, até a criação do grupo de trabalho pelo então PGR. Desde maio do ano passado Felipe está atuando na PRM Itajaí como assessor do procurador da República Marcelo Godoy. “Profissional dedicado e pró-ativo, tenho certeza que desenvolverá um bom trabalho”, disse Darlan Dias.

Em síntese, o procurador chefe pontua o projeto que prevê transformar a Asspad numa Central de Inteligência, que:

- Preste apoio aos membros em investigações complexas;

- Preste apoio aos membros na montagem e execução de operações;

- Preste apoio aos membros nas tratativas e formalizações de colaborações premiadas;

- Atue de forma integrada com a Divisão de Segurança Orgânica e Transportes (Disot);

- Tenha equipes a ela vinculadas nas principais PRMs.

Ao apresentar a nova Asspad, o procurador chefe ainda fez agradecimentos: “Quero agradecer ao servidor Suair Campos, que bem conduziu a Asspad até aqui e que continuará integrando a equipe agora coordenada pelo Felipe. E quero agradecer ao colega Marcelo Godoy, pela grandeza em ceder seu principal assessor para uma função que beneficiará a atuação do MPF em todo o estado.”