Durante os dias 15 a 17 de agosto, a Procuradoria da República em São Paulo sediou o V Fórum Nacional de Coordenadores Jurídicos e de Documentação e Bibliotecários do Ministério Público Federal. Mais de 75 pessoas participaram do evento, entre COJUDs e bibliotecários de todo país, além da equipe da Secretaria Jurídica e de Documentação - SEJUD e da Coordenadoria de Biblioteca e Pesquisa – COBIP. Santa Catarina foi representada pelo coordenador jurídico e de documentação Paulo Moura e pela bibliotecária-chefe Janaina de Sousa.

"Encontros como esse são de fundamental importância para o MPF, na medida que proporcionam aos participantes uma visão global da Instituição com suas diferentes realidades, rotinas de trabalho, limitações e necessidades de padronizações frente às atuais inovações, principalmente, tecnológicas", afirmou Paulo Moura.

Janaína de Sousa ressaltou que “o encontro de bibliotecários, que não acontecia há pelo menos 10 anos, possibilitou a troca de experiências entre os colegas da Rede, que se fortalecerá com o lançamento do Portal,uma vez que concentrará em um único ambiente os produtos e serviços oferecidos pelas Bibliotecas das Unidades, agora com valor agregado."

Janaína refere-se ao pré-lançamento técnico do Portal da Rede de Bibliotecas do MPF, que permitirá a integração de todas as Unidades do MPF, principalmente das PRMs, por meio de página de intranet que centralizará a localização de produtos e serviços oferecidos pelas bibliotecas. O sistema possibilitará um acesso igualitário do conhecimento jurídico e especializado do MPF por todos os membros e servidores que compõem a instituição.

Outro tópico relevante do evento foi o Único Digital, que teve suas mais diversas funcionalidades e características exploradas, inclusive com amplo debate de pontos de melhoria e integração via Modelo Nacional de Interoperabilidade - MNI com os sistemas da Justiça Federal (PJe e Eproc).

Com informações da Ascom PR/SP