Integrantes da Assessoria de Análise e Pesquisa Descentralizada (Asspad), Divisão de Segurança Institucional e Transporte (DISOT) e Coordenadoria de Gestão de Pessoas (CGP) do Ministério Público Federal em Santa Catarina (MPF/SC) reuniram-se com os representantes da área de treinamento e capacitação da Secretaria de Segurança Pública do Estado.

A reunião buscou iniciar tratativas a fim de construir uma parceria na área de treinamento e capacitação, com compartilhamento de capital intelectual e físico. Entre as justificativas principais estão o corte orçamentário sofrido por ambas instituições nesta área. Assim, a ideia é unir forças e compartilhar o conhecimento produzido e o capital intelectual de quem atua na área.

O primeiro contato com a SSP foi realizado pelo servidor Bruno Oliveira, recém-lotado na ASSPAD catarinense. Em busca de treinamentos para a sua nova área, ele encontrou a plataforma EaD da SENASP, com diversos cursos relacionados à Segurança Pública. Em contato com o responsável pela plataforma no Estado, surgiu a ideia de se organizar a reunião, que contou com a participação dos servidores da CGP e da DISOT. “Nesse contato, além de tratarmos sobre os cursos oferecidos pelo SENASP, o Cap. Augusto sugeriu que conversássemos sobre as necessidades da PR-SC para estreitarmos o relacionamento entre as instituições e, na medida do possível, disponibilizar essas qualificações buscadas”, comemora o colega.

A fim de tentar elaborar um termo de convênio, a CGP encaminhou para a Diretoria de Formação e Capacitação Profissional da SSP cópia do convênio firmado entre o MPF e o Corpo de Bombeiros Militar, no ano passado. Outra medida a ser adotada é o encaminhamento de uma lista de cursos sugeridos pela ASSPAD e DISOT, a fim de verificar se há alguma capacitação sendo feita pela SSP nos respectivos temas, tendo em vista que muitos assuntos de ambas instituições são convergentes. Há, ainda, a possibilidade da elaboração de treinamentos específicos para o MPF por parte da SSP.