O Ministério Público Federal assinou nesta quarta-feira, dia 6, o Termo de Cooperação com o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina. O objetivo do TC foi de capacitar os servidores de toda a Instituição no combate a incêndio, primeiros socorros e evacuação da sede, formando em cada unidade um grupo de brigadistas.

Com carga horária de 12 h/a, o treinamento está sendo realizado em todo o Estado, e busca capacitar os colegas no atendimento de emergência até a chegada do socorro especializado, na diferença dos tipos de extintores e em quais situações que devem ser utilizados, bem como as normas para a evacuar a edificação em caso de incêndio.

Até agora, já são mais de 130 servidores capacitados em todo o Estado, além de estagiários e colaboradores que também foram convidados a participar do treinamento. O curso já foi realizado em Florianópolis e nas PRMs de Blumenau, Caçador, Criciúma, Itajaí, Lages, Rio do Sul e São Miguel do Oeste. Na oportunidade da assinatura do termo de cooperação, foi entregue para o comando a lista das PRMs que ainda não fizeram o treinamento para que os Bombeiros entrem em contato para providenciar as atividades.

Na PR/SC, a evacuação foi realizada com a simulação da retirada de todos procuradores e servidores do prédio, bem como foi realizado o salvamento de um “ferido” do prédio. O treinamento contou com a participação dos caminhões de bombeiros, a fim de tornar o exercício mais realista.

O termo foi assinado pelo procurador-chefe da PR/SC, Roger Fabre, e pelo comandante do CBM, coronel Onir Mocellin.

Primeira reunião dos Brigadistas da PR/SC – Após a assinatura do Termo de Cooperação, a ideia é que todos os servidores que fizeram a capacitação de brigadista, tanto a ministrada pelo CBM, quanto aquela realizada em 2013, pelo colega da PRM de Lages, Adriano Madeira, estejam presentes para participarem da primeira reunião de brigadistas da PR/SC.