As ligações telefônicas com o uso de voz sobre IP, também chamadas de VOIP, telefonia IP ou telefonia pela rede mundial de computadores, começaram a ser utilizadas pela Procuradoria da República em Santa Catarina. Simultaneamente, começaram a utilizar a nova rede de comunicação a Procuradoria Geral da República (PGR), a Procuradoria Regional da República da 3ª Região e as Procuradorias da República no Maranhão, Piauí e Rio Grande do Sul. A Divisão de Prospecção Tecnológica (Diprot) da PGR elaborou um cronograma para dar continuidade à implantação e estender o serviço a todas as unidades do Ministério Público Federal no país.

Esses programas de conversação humana são usados para conduzir chamadas telefônicas por intermédio da internet. Serviços VOIP são mais baratos do que os serviços tradicionais de telefonia e começou a se tornar mais populares para uso pessoal, empresarial e institucional. De acordo com a Diprot, isso significa uma "substancial redução de custos de telefonia de longa distância".

Segundo a Coordenadoria de Informática da PR/SC, os usuários não precisam fazer nada para que as ligações sejam efetuadas via VOIP, desde que estejam ligando para um número do MPF. As ligações serão automaticamente direcionadas para a rede. O que mudou um pouco foi a forma de utilização do fax via VOIP.