Entre os projetos apoiados pela instituição, o Novos Horizontes leva pessoas com deficiência visual para andar de bike

O Programa Bem Viver, do Ministério Público Federal em Santa Catarina, é um grande incentivador da utilização de bicicletas como meio de transporte e promoção da saúde dos servidores e terceirizados. Inaugurada em 2012, a sede da PR/SC possui estrutura com bicicletário, vestiário, armários e demais facilitadores, que possibilita a todos utilizarem bicicletas para o deslocamento até o trabalho.

Além disso, a instituição apoia o Projeto Novos Horizontes, que, desde 2011, promove inclusão e qualidade de vida para pessoas com deficiência visual. O projeto leva essas pessoas para pedalar uma vez por semana em diversos roteiros de Florianópolis, com auxílio de voluntários. O Programa Bem Viver acolheu o projeto, o que permite atualmente que quatro bicicletas duplas do modelo Tamdem, com espaço para o guia e a pessoa com deficiência, sejam guardadas na sede da Procuradoria da República em Santa Catarina. Davi Cidade, servidor do MPF em Santa Catarina e voluntário do projeto há seis anos, conta que "não entendia muito qual era o sentimento de compartilhar uma bicicleta dupla com um deficiente visual. Quando tive este primeiro contato, eu percebi que eles superam tantos obstáculos e nós, que vemos perfeitamente, muitas vezes superdimensionamos nossos problemas. Depois que iniciei com o grupo, entendi que na vida temos que ajudar como pudermos".

"Geralmente, são percorridos trajetos mais seguros, como a Beira-Mar Norte e a Beira-Mar Continental. Priorizamos sempre percursos com ciclovia, mas já fizemos alguns passeios, como a São Pedro de Alcântara, e também fizemos a peregrinação com destino ao Santuário Nossa Senhora de Angelina, na Grande Florianópolis", conta Ricardo de Carvalho, idealizador do projeto. Ele diz que, para quem gosta de pedalar, o prazer é multiplicado com a experiência de dividir a bicicleta.

Os passeios ocorrem todos os sábados, na parte da manhã. A concentração geralmente inicia às 8h no Terminal da Trindade (Titri), em Florianópolis. O programa está sempre em busca de voluntários e convida todos que tem experiência com bicicletas para participar. Para participar é possível entrar em contato com o projeto por meio das redes sociais (@projeto_novoshorizontes).