Entrei no MPF ainda menina, uma universitária sonhadora. Cheia de projetos e ideais. E lá se vão mais de 20 anos de caminhada… Foi, aqui, no MPF, que reconheci o amor verdadeiro e vi nascer meus dois filhos amados… Aqui, aprendi a ser mãe e, na correria entre a casa e o trabalho, presenciei os primeiros passos de suas vidas… foi aqui, como servidora, que vibrei nas suas primeiras conquistas e amparei nos primeiros tombos… Foi, também, nesta Casa, que um belo dia acordei e percebi meus primeiros fios de cabelos brancos…

Revendo minha jornada dentro do MPF, coleciono momentos tristes e alegres. Nos últimos anos, infinitamente mais alegres com o trabalho na área de desenvolvimento profissional e qualidade de vida no trabalho, realizado no âmbito da CGP. Mas posso garantir, sem sombras de dúvidas, que um dos momentos mais emocionantes que a Instituição me oportunizou vivenciar foi a imersão de sete dias no Professional & Self Coach, ocorrida na última semana, entre os dias 20 a 26, em Brasília.

Foram momentos intensos, onde as atividades se estendiam ao longo do dia e avançavam noites a dentro. Por meio de poderosas técnicas e ferramentas da psicologia positiva, do autoconhecimento, da gestão do tempo e de pessoas, os 56 participantes de todo o país foram levados a conhecer um pouco mais sobre suas próprias vidas e ir além, avançar para o despertar de suas consciências humanas e de nosso processo evolutivo dentro deste grande sistema chamado Planeta Terra.

A metodologia defendida pelo Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) é mais que um processo, uma metodologia ou uma ferramenta, é uma filosofia de vida. Ele busca trabalhar as potencialidades humanas, os aspectos profundos de ressignificação do passado a fim de focarmos no que desejamos para o nosso futuro, acreditando sempre que o ser humano é formado de luz em sua essência, apesar das inevitáveis sombras.

Espero, de coração, que depois desta experiência maravilhosa - compartilhada com a colega Viviane Andreatta, que esteve comigo representando Santa Catarina – possa desenvolver, para o próximo ano, um trabalho lindo por meio do Programa Bem Viver, ampliando ainda mais suas ações e atividades. Seria uma pequena forma de retribuir este presente tão especial que recebi de Natal.

*Servidora da Coordenadoria de Gestão de Pessoas da PR/SC