O MPF catarinense fecha o ano de 2020 com um recorde de público em suas ações de treinamento, tanto para as capacitações da área finalística, quanto para as da área meio e de qualidade de vida no trabalho.

Com a pandemia provocada pelo novo coronavírus, que obrigou o distanciamento social desde março, a Coordenadoria de Gestão de Pessoas teve que repensar suas estratégias para continuar as ações de treinamento ao longo do ano.

A opção foi reforçar os canais de comunicação já existentes, além de criar novos meios para chegar até os colegas de todo Estado – e por que não, do Brasil. Com a intenção de estar mais próximo de todos, no início de abril foram criados os canais do Bem Viver no Instagram e no YouTube e, em junho, o canal do MPFSC no YouTube.

Por meio deles, foram transmitidos mais de 20 webinars, lives, rodas de conversas digitais, divulgados vídeos, realizados saraus virtuais, entre outras ações, que resultaram mais de 20 mil acessos. Foram 29 ações de capacitação realizadas pela CGP catarinense, sendo 22 treinamentos para as áreas fim e meio e sete de qualidade de vida no trabalho, na modalidade telepresencial.  

Além disso, durante a pandemia, as áreas de qualidade de vida e bem-estar no trabalho (QVT) da região Sul (MPF/PR, MPF/SC, MPF/RS e PRR-4) se uniram para pensar em ações de forma conjunta. Desta feita, foi criada a série “Cuidados e Bem-Estar”, que propiciou a realização de eventos com temáticas variadas como saúde mental, combate ao suicídio, acessibilidade, racismo, comunicação não-violenta (CNV), entre outros. Mais de 4 mil pessoas participaram destas ações.

Saúde Física também foi foco de ações – Outra atuação da CGP foi propiciar meios de que todos pudessem praticar o autocuidado. Para tanto, procurou entre os próprios servidores da casa que tivessem formação nas áreas e passou a oferecer aulas on line de “Alongamento” e “Funcional”, bem como de “Prática de Meditação”.

Conforme a coordenadora de Gestão de Pessoas, Cynthia Orengo, 2020 foi um divisor de águas em termos profissionais. “Nossa resposta à pandemia foi imediata em termos de reorganização do trabalho e, também, de ações realizadas para minimizar o distanciamento e propiciar a saúde mental e integração do MPF/SC, isso em grande parte porque já existia um trabalho estruturado”.

Segundo ela, as lives também tiveram um caráter de serviço à sociedade: “Trouxemos temas atuais e complexos com grandes nomes nacionais e sem qualquer ônus para o MPF. Mudou a concepção da capacitação, conseguimos atingir a todos de forma isonômica e acredito que os treinamentos telepresenciais permanecerão, independente da pandemia”, acredita a coordenadora da CGP.