O programa de qualidade de vida no trabalho, Bem Viver, e a comissão socioambiental do MPF/SC, Ecotime, reuniram-se com o MPT para promover o descarte consciente do lixo eletrônico como ação alusiva ao Dia do Planeta Terra, comemorado no próximo 22 de abril.

A ação será realizada de forma conjunta entre as instituições e pretende estimular que todos os colaboradores (procuradores, servidores, estagiários e terceirizados) tragam resíduos que necessitem de atenção especial em relação ao seu descarte correto, a fim de não agredir o meio ambiente.

Entre o que pode ser descartado no coletor que será colocado entre as torres 1 e 2, no térreo do edifício Elias Daux, estão: placas de computador, mouse, teclados, celulares, aparelhos de CD e DVD, monitores de televisão, cabos e fios, e eletrodomésticos em geral (liquidificador, forno, ventilador, etc).

Não poderão ser descartados no espaço, que ficará disponível entre os dias 23 e 27 de abril, pilhas e baterias de celular, cartuchos de impressora, lâmpadas de qualquer natureza, CD ou DVD, entre outros. Confira a lista completa do que pode e não pode ser descartado:

 

Resíduos RecebidosResíduos Não Recebidos
CPU e Servidor Pilhas e baterias de celular (avulsas)
Componentes (fonte, placa eletrônica, memória, processador, HD, drive de CD e DVD, cooler) Toners e cartuchos de impressora (avulsos)
Periféricos (mouse, teclado, estabilizador, no-break, impressora, fax, scanner, copiadora, multifuncional, modem, roteador, decodificador, fonte) Eletrodomésticos contendo gases perigosos (geladeiras, aparelhos de ar condicionado)
Notebook e fonte Lâmpadas de qualquer natureza
Celular, central telefônica, walkie-talkie, aparelho telefônico, rádio comunicador Eletrodomésticos da Linha Branca
Aparelhos de CD/DVD/BLURAY, Som CD, DVD, Fita VHS, Disquete
Monitor/Televisor CRT, LCD, LED, PLASMA
Equipamentos diversos com placas de circuito impresso
Cabos e fios em geral
Peças de manutenção industrial (transformadores, painéis de controle, disjuntores e outros)
Eletrodomésticos diversos (liquidificador, forno micro-ondas, aspirador de pó, forno elétrico, ventilador, ferro elétrico, ou seja, qualquer um que não seja da “Linha Branca”)


Parceiro CDI – Para concretizar a ação, os organizadores entraram em contato com o Comitê de Democratização da Informática (CDI), que se responsabilizou pelo material descartado. Conforme Mark Rae, engenheiro sanitarista e ambiental do Comitê, o material descartado que apresente boas condições de uso é utilizado em oficinas promovidas pelo CDI, em comunidades de vulnerabilidade social. O restante do material é desmanchado e vendido para a indústria da reciclagem eletrônica.

O CDI foi parceiro do MPF em 2004, no projeto Comunidade MPF, que estimulava a inclusão digital de jovens carentes do Morro do Maciço da Cruz. As aulas eram ministradas na sede da PR/SC e eram conduzidas pelos próprios servidores voluntários que haviam sido capacitados pelo Comitê.

Origens da data – Em 22 de abril de 1970, ocorreu um protesto histórico nos EUA contra a poluição, que contou com a participação de milhões de estadunidenses. A manifestação decorreu da destruição que um enorme vazamento de óleo causou ao meio ambiente na Califórnia. Em 2009, a Organização das Nações Unidas (ONU) adotou a data internacionalmente, que é celebrada atualmente em mais de 190 países.