Conforme noticiado nesta semana, o Ministério Público Federal em Santa Catarina está com novo chefe, o procurador Darlan Airton Dias, empossado na última segunda-feira, 2, na Procuradoria Geral da República. Ele e os demais procuradores-chefes de todas as unidades do país foram empossados pela procuradora-geral da República, Raquel Dodge.

Devido à troca de chefia, a Administração da Casa promoveu homenagem ao ex-procurador-chefe, Roger Fabre, com uma cerimônia de descerramento do retrato na Galeria dos Procuradores-Chefes. A partir do ato, Fabre passou a integrar o espaço, entrando para a história viva da instituição. O evento ocorreu ontem, 5, no mezanino da torre 1 da PR/SC.

O procurador Roger Fabre é graduado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina e mestre em Direito, Estado e Sociedade pelo programa de pós-graduação em Direito da mesma universidade. Foi assessor do Tribunal de Justiça de Santa Catarina e procurador federal. Ele é procurador da República desde 2002, tendo atuado nas PRMs de Campinas (SP), Criciúma (SC) e Itajaí (SC). Foi coordenador criminal da Procuradoria da República em Santa Catarina, procurador regional dos direitos do cidadão substituto e procurador-chefe no biênio 2015/2017. Atualmente é titular do 4º Ofício Criminal e também coordenador da Assessoria de Pesquisa e Análise da PR/SC. Ele agradeceu o engajamento ao trabalho de todos os envolvidos ao longo desses dois anos, mas sentiu que a renovação era necessária.

O novo procurador-chefe, Darlan Airton Dias, disse sentir-se motivado para enfrentar o desafio de administrar a instituição no estado, mesmo num momento de restrições orçamentárias. "É um desafio ainda maior", salientou o novo chefe do MPF/SC. Para isso, ele conta com a colaboração de todos os envolvidos e disse que as portas do seu gabinete estarão abertas a todos.