O evento é aberto ao público interno e externo do MPF, sem necessidade de inscrição

Em alusão ao Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, comemorado em 21 de setembro, as unidades do Ministério Público Federal (MPF) no Paraná e Santa Catarina realizam a roda de conversa “De igual pra igual: luta, inclusão e conquistas” com familiares cuidadores de crianças e adolescentes com deficiência intelectual ou síndromes raras. O bate-papo será realizado no dia 28 de setembro, das 15h às 17h, e transmitido pelo canal do Programa Bem Viver no Youtube.

A roda conversa será mediada pela procuradora da República do MPF em Santa Catariana Danielle Cardoso Escobar e terá a participação da diretora da ONG Autonomia, Andrea Monteiro, e dos servidores do MPF no Paraná - Alessandro Ferreira Sato e Jaime Ricardo Wanner - e do MPF em Santa Catarina - Emanuelle Tillmann Biz Meirelles e Cleverson Martins.

Com a proposta de ser um momento de muita troca de informações e acolhimento, os participantes dividirão com o público um pouco de suas experiências, dificuldades, vitórias e desafios no dia a dia de quem cuida de crianças e adolescentes com deficiências ou doenças raras. Por meio desse espaço de diálogo com seus diversos públicos, o MPF busca formas de refletir sobre sua atuação na temática e agir, tornando-se uma instituição cada vez mais inclusiva. Ao longo do bate-papo alguns vídeos gravados pelos servidores serão exibidos.

O evento é aberto ao público interno e externo do MPF, sem necessidade de inscrição. Ao longo da conversa, haverá oportunidade de encaminhar observações e perguntas pelo chat. Será disponibilizado um link com lista de presença; assiná-la é condição necessária para a emissão de certificados (no caso de servidores do MPF, válidos para adicional de qualificação).

De igual pra igual: luta, inclusão e conquistas é mais uma atividade promovida, este ano e de forma conjunta, pelas áreas de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) do MPF no Paraná e Santa Catarina.

ONG Autonomia - Ativa desde 2009 em Florianópolis (SC), a instituição trabalha no acolhimento e empoderamento de famílias autistas, e também pessoas com deficiência. Tem como missão fortalecer todos os membros das famílias de pessoas com deficiência, em especial autistas, visando a independência e autonomia individual.

Atualmente a organização realiza atividades semanais com uma média de 250 pessoas - dentre elas jovens, adultos, idosos e famílias - de forma gratuita em espaços públicos da cidade ou locais cedidos por pessoas ou empresas parceiras da ONG.

Saiba mais sobre o trabalho da ONG Autonomia

Confira o canal do Programa Bem Viver