Na segunda semana de junho, o coordenador de administração da PR/SC, Marcos Kimura, ministrou curso para os colegas da CA sobre o Sistema Único.

O treinamento faz parte do projeto de reorganização da CA, que vem ocorrendo de forma estruturada, aprimorando os processos de trabalho e tornando mais eficientes as entregas e resultados da administração.

A realização do treinamento também está presente no Painel de Contribuição da PR/SC, entre as iniciativas da CA para o biênio 2020/2021.

A capacitação ocorreu toda de forma online pelo ambiente de videoconferência Zoom e teve resultados positivos, inclusive no uso dessa nova modalidade à distância.

A primeira turma funcionou ainda como experiência-piloto, tanto na área de treinamento interno como na programação do material do curso, com vistas a atender as necessidades dos colegas da CA.

Foram abordados vários pontos, incluindo editor de texto, controle de prazos, como alterar o tamanho da letra na edição no Único, elaboração e formatação de tabelas, o uso das ferramentas de duplicação de documento e criação de cópia, a elaboração de novo documento a partir da etiqueta de outro documento, criação de modelo de documentos, padronização da forma de instrução dos documentos e instrução de PGEAs.

Além disso, ao abordar o Manual de Redação e Padronização de Atos Oficiais do MPF, Kimura discorreu sobre a importância de promover melhorias na comunicação escrita, especialmente para evitar retrabalho. Sobre isso, o coordenador de administração lembrou que “a comunicação administrativa é o meio pelo qual se procura estabelecer relações de serviço na Administração Pública. É de caráter funcional, devendo, portanto, caracterizar-se pela impessoalidade, uso do padrão culto de linguagem, clareza, concisão, formalidade e uniformidade. Na elaboração de atos oficiais, é fundamental transmitir de forma objetiva, mas suficientemente pormenorizada, qual é a razão do documento e do que se trata o assunto. Quando for o caso, especificar o que já foi realizado, qual setor realizou, quais são as próximas providências e outras informações pertinentes ao caso”.

A próxima turma já tem data marcada e inicia na próxima segunda-feira, dia 21 de junho. Outros setores da unidade foram convidados a participar, como a Secretaria Estadual, a COJUD e a ASSJUR.

A CA lembra também que foi disponibilizado um curso sobre o sistema no ambiente de treinamento do MPF, sem tutoria: o Direto no Ponto, acessível na página EaD, com as noções básicas e ferramentas, bom para atualização de todos os usuários.

Além dessa iniciativa, a CA já vem realizando outras ações para tornar a área mais estratégica e eficiente, como a manualização das rotinas dos setores, implementação de agenda de reuniões periódicas e divulgação de relatório das atividades anuais, entre outros.