"Rancho de pescador na Ilha de Santa Catarina" apresenta entrevistas e ensaios fotográficos com trabalhadores que atuam nos pontos da Ilha em que ainda existem ranchos

Na última quinta-feira a Procuradoria da República em Santa Catarina (PR/SC) recebeu a visita do fotógrafo Danísio Silva, famoso pela trilogia "Florianópolis vista de cima", "Florianópolis em Preto e Branco" e "Florianópolis Vista de Dentro". Agora, Danísio lançou outra obra prima: "Rancho de pescador: na Ilha de Santa Catarina" em que juntamente com o escritor Paulo Clóvis Schmitz entrevistou e realizou ensaios fotográficos com pescadores que trabalham em pontos da Ilha em que ainda existem ranchos.

Quase todos os pescadores ouvidos são veteranos, com décadas de experiência no mar. "É nos ranchos que eles consertam as redes, arrumam as embarcações, ficam à espreita dos cardumes de tainhas, anchovas, corvinas e do camarão em diferentes épocas do ano. Nesses locais eles também fazem comida, dormem e jogam baralho e dominó enquanto o peixe não vem. Ali se revezam os donos de ranchos e de barcos e pescadores que trabalham por dia, como profissionais do ramo ou empregados sazonais que complementam na pesca a magra aposentadoria mensal", enfatizou o autor. Para alguns desses pescadores, a atividade em seu modelo artesanal está em extinção, porque os jovens optam por profissões mais cômodas e seguras no centro e em diferentes bairros da cidade.

O livro traz ainda o depoimento de pescadores que já morreram e que deixaram seu testemunho em livros e reportagens. Versos de Cruz e Sousa, contos de Othon d’Eça e histórias recolhidas por Franklin Cascaes também estão no volume. Histórias de construtores de baleeiras, de bruxas e benzedeiras, de uma cidade que ficou na memória de velhos pescadores e já não existe mais – tudo isso está em “Rancho de pescador na Ilha de Santa Catarina”.

Danísio aproveitou pra fazer uma visita à Biblioteca da PR/SC e doou exemplares da obra, que já podem ser consultadas.