O programa de qualidade de vida no trabalho (QVT) do MPF catarinense, Bem Viver, fecha o ano de 2019 com diversas ações que estão sendo realizadas de forma contínua e são fontes de saúde no trabalho. As iniciativas acontecem em três unidades do Estado: Joinville, Florianópolis e Mafra.

Em Florianópolis, a PRSC desenvolve, desde o início do programa de QVT, atividades físicas, como trilhas, passeios ciclísticos, rafting e canoagem, por exemplo. Porém, neste ano, o Bem Viver se espelhou numa ação contínua realizada pela PR em Mafra, que desenvolve, desde 2015, de forma precursora no país, um grupo de corrida com os servidores da unidade.

Desta feita, em parceria com a ASMPF, foi contratada uma Assessoria Esportiva, com profissionais de educação física para orientar o grupo de servidores da PRSC a fazerem atividade de corrida e caminhada, na Avenida Beira-Mar, às segundas e quartas-feiras, das 18h30 às 19h30. A administração autoriza uma hora da jornada semanal como forma de incentivar o servidor a cuidar da saúde de forma preventiva. Serão realizadas avaliações trimestrais para valiar a evolução dos participantes do programa.

Em Mafra, o grupo de corrida realizou, neste ano, 25 encontros, que acontecem na pista de atletismo da Universidade do Contestado. Na PRM, além dos servidores, participam ainda familiares, amigos e estagiários. Os colegas fazem também aulas de alongamento três vezes por semana, conduzidas pelo colega André Leal.

Em Joinville, o Bem Viver também está levando um pouco mais de equilíbrio físico e mental para o ambiente de trabalho, com a prática semanal de meditação. As atividades são conduzidas pela servidora Emily Zaroni, e também são realizadas durante uma hora do expediente.

Conforme diversas pesquisas científicas, ações como estas desenvolvidas pelo Bem Viver fomentam a melhora da saúde física e mental nos ambientes de trabalho, contribuindo para a construção de organizações mais saudáveis. Além disso, são formas de intervenções primárias, ou seja, que previnem a ocorrência de patologias, como estresse e depressão.