Antiga Casa de Fundição na Cidade de Goiás.[break][break]Foto: Ascom/MPF/GO, 2022.
Antiga Casa de Fundição na Cidade de Goiás.

Foto: Ascom/MPF/GO, 2022.
Uma das sedes da Justiça Federal e, provavelmente, da Procuradoria Seccional da República no Estado de Goiás, na antiga capital, Cidade de Goiás, foi a Casa da Fundição. No Expediente do Ministério da Fazenda1 enviado ao Ministério da Justiça e Negócios Interiores em 1901, podemos ver uma solicitação para que o referido prédio fosse colocado à disposição do Juízo Federal da Seção de Goiás.
Desde o período dos Bandeirantes até o início do século XIX, a economia goiana era baseada principalmente na extração de ouro. Nesse período colonial, a Casa da Fundição era o local onde o ouro em pó e/ou pepitas eram fundidos em barras. A parte recolhida como imposto era enviada para a Coroa Portuguesa. O local foi desativado em 1822, ano da Independência. Após esta data, o imóvel teve outras utilidades. Serviu, inclusive, como depósito de material bélico e sede da Justiça Federal2.

__________________
1 BRASIL. Ministério da Fazenda. Expediente do Sr. Ministro [de] 14 de novembro de 1901. Diario Official [dos] Estados Unidos do Brazil, Atcos do Poder Executivo, Capital Federal, RJ, ano 40, n. 267, p. 5388, 15 nov. 1901. Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/. Acesso em: 26 jul. 2022.
2 AZEVEDO, Francisco Ferreira dos Santos (org). Annuario historico, geographico e descriptivo do Estado de Goyaz para 1910: I anno. Edição fac-similar. Brasília: Ministério da Cultura, Fundação Nacional Pró-Memória, 1987. p. 113
.