Matéria "O mercado dos escravos".[break]Acervo Digital da Revista Veja.
Matéria "O mercado dos escravos".
Acervo Digital da Revista Veja.
Na edição de 31 de dezembro de 1969, a revista semanal “Veja”1 publicou uma matéria intitulada “O mercado dos escravos2, sobre operações da Polícia Federal e do Ministério Público Federal em Goiás no combate aos crimes de tráfico de pessoas e trabalho escravo no estado. No final do texto, o procurador da República José Pereira da Costa expunha a atuação do MPF no caso, por meio de suas denúncias3, trazendo ainda curioso relato de um fazendeiro do interior goiano, que, após “fuga de trabalhadores” de sua propriedade, fez ao procurador um pedido inusitado: “Doutor [...] queria sua autorização para ir atrás e, se não quiserem voltar, matar êsses desgraçados que só me deram prejuízos”.

________________________________

1 VEJA E LEIA, São Paulo: abril, n. 69, dez. 1969. Disponível em: https://veja.abril.com.br/acervo. Acesso em: out. 2010.
2 O MERCADO dos escravos. Veja e Leia, São Paulo, n. 69, p. 26-27, 31 de dez. 1969. Disponível em: https://veja.abril.com.br/acervo. Acesso em: out. 2010.
3 Segundo a reportagem, a atuação do MPF deu-se a partir de cinco denúncias em desfavor dos envolvidos, em dois crimes tipificados na legislação penal vigente à época: “aliciar trabalhadores com o fim de levá-los de uma para outra localidade do território nacional” e “reduzir alguém à condição análoga à de escravo”.