Denunciado pelo Ministério Público Federal no Ceará (MPF/CE) por ter sido mandante de tentativa de homicídio contra um servidor público da Receita Federal, o empresário iraniano Farhad Marvizi foi a juri popular em outubro de 2012 e condenado a 20 anos de prisão pela Justiça Federal no Ceará. O crime ocorreu em 9 de dezembro de 2008. A vítima foi atingida por cinco tiros disparados por homens armados que estavam em uma motocicleta.

Na época do crime, o auditor-fiscal José de Jesus Ferreira chefiava a Divisão de Combate ao Contrabando e ao Descaminho da Receita Federal do Brasil (Direp) e havia empreendido fiscalizações e apreensões de mercadorias de empresas de Marvizi.

Em 2015, o MPF obteve a condenação de réu Mayron Silva de Lima acusado de atirar contra o auditor-fiscal da Receita Federal durante atentado praticado em Fortaleza. Mayron foi considerado culpado em Sessão do Júri realizada no dia 25 de maio e condenado a 11 anos e 8 meses de prisão por tentativa de homicídio, conforme pena fixada pela 32ª Vara da Justiça Federal (JF).

___. MPF/CE: Júri federal condena iraniano a 20 anos de prisão. Disponível em: http://www.mpf.mp.br/ce/sala-de-imprensa/noticias-ce/mpf-ce-juri-federal-condena-iraniano-a-20-anos-de-prisao. Acesso em: 16 jun. 2019.

___. MPF/CE: Justiça condena homem que atirou contra auditor da Receita Federal. Disponível em: http://www.mpf.mp.br/ce/sala-de-imprensa/noticias-ce/mpf-ce-obtem-condenacao-de-homem-que-atirou-contra-auditor-da-receita-federal. Acesso em: 16 jun. 2019.